Cursos e Campos de Estudo em CC

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Áreas de Engenharia de Software - Processo de Engenharia de Software

A área de conhecimento do processo de engenharia de software está relacionada com a definição, implementação, controle, e proposta de mudança no próprio processo. Esta área pode visualizada em dois níveis. O primeiro nível engloba as atividades técnicas e gerenciais executadas durante a aquisição, desenvolvimento e manutenção do software. O segundo nível, tratado nesta área de conhecimento, considera as definições, implementações, gerenciamento e mudanças no próprio processo.

O processo de engenharia de software envolve vários outros processos, como o de desenvolvimento o de gerenciamento, o de qualidade. Esta área está ligada com qualquer parte do gerenciamento do processo de ciclo de vida do software, onde mudanças são propostas com o intuito de melhorar o produto ou até mesmo o processo de produção.

Ao contrário do que é suposto, essa área importante não apenas para empresas grandes, mas também devem ser levadas em consideração para pequenas empresas, facilitando e auxiliando no crescimento dessas. O objetivo desse gerenciamento do processo é implementar novas práticas individuais, de projeto ou até mesmo organizacionais.

Uma das grandes dificuldades enfrentadas por está área é que a implementação das suas práticas geralmente não traz benefícios em curto prazo, porém com a evolução dos processos a empresa vai aumentando o seu nível de maturidade e o desempenho das equipes e qualidade final dos produtos é beneficiada.

Nenhum comentário: