Cursos e Campos de Estudo em CC

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Áreas de Engenharia de Software - Qualidade de Software

A área de qualidade software está relacionada com considerações de qualidade de software que transcendem os processos de ciclo de vida do software. Ela está ligada diretamente com a qualidade do produto do software. Porém é impossível separar a qualidade final do produto da qualidade do processo onde o produto está sendo desenvolvido, pois o processo de desenvolvimento influencia fortemente o produto final gerado e se este processo não possuir um determinado grau de qualidade o resultado final não será satisfatório.

O gerenciamento da qualidade, hoje em dia, é visto como custo e grande parte das empresas não conseguem enxergar nenhuma vantagem em atribuir responsáveis e atividades para a garantia da mesma. Porém, com o gerenciamento da qualidade as chances do software possuir uma boa qualidade em uso são muito maiores. Isso é um ponto de grande importância no atual contexto das empresas desenvolvedoras de software, uma vez que existem inúmeras empresas no mercado de hoje, e a qualidade final do produto e a satisfação do cliente é um diferencial que auxiliará a empresa a se destacar neste mercado.

10 comentários:

Xavier disse...

O Arquiteto de Software se encaixa melhor em que curso? Valeu..

Allan Victor disse...

pra quem quer ser programador, seguir essa carreira..
qual curso deve seguir?
abraços

Iza disse...

aproveita e responde a pergunta de xavier p mim tbm ok?

dan disse...

qualidade de software é realmente importante... mas só pode exercer essa função que for formado em Engenharia de Software? é isso?
valeu aí. :)

Domênico disse...

Bom, nós grupo aborda o tema sobre Áreas de Ciências de Computação e não perfil profissional. Já tem um grupo q fala sobre esse assunto http://tomebyte.blogspot.com/

Domênico disse...

Dan, qualidade de software é super importante. Pq no progresso de desenvolvimento de software tem etapas para saber se o projeto tah no caminho certo(ex: facil de usar, efiente e confiavel). A qualidade de software tah em toda parte do progresso do projeto. No começo, no meio e no fim. Espero q tenha respondido.

Jailton Júnior disse...

Existe algum mestrado ou pós graduação, no Brasil, que dê ênfase na engenharia de Software?
caso sim, qual o melhor?
e é claro,
diz o nome da universidade do curso.

dan disse...

valeu mesmo por responder a minha pergunta, Domênico! :D

Aderbal disse...

O importante é entender que as TI's são bem abrangentes e assim atendem perfeitamente às necessidades de todos.

João Ribeiro disse...

velho pelo que estudei de projeto de algoritmo
e engenharia de software esta intimamente interligado
sinto que será uma cadeira ardua para nós, já dizia um professor meu 'estudar é preciso, vive não é preciso', horrivel essa frase dele
:P