Cursos e Campos de Estudo em CC

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Teleinformática

Teleinformática é o ramo da informática que trata das técnicas de transmissão de dados e suas aplicações. Os dados enquanto representação da informação são classificados em dados analógicos e dados digitais.

Os dados analógicos se variam de modo contínuo como valores de temperatura ou tonalidade e intensidade da voz humana. Á os dados digitais assumem valores discretos e em quantidades bem determinadas, como os números inteiros ou as letras de um texto, neste caso poderão representar um código adequado, recorrendo por exemplo aos símbolos binários (dígitos 0 e 1) e ao código ASCII.

Tanto os dados analógicos como os que pela natureza são do tipo digital, podem ser traduzidos e convertidos para efeito de transmissão elétrica em sinais analógicos e sinais digitais.

A transmissão de sinal digital ao longo dos circuitos de telecomunicações, exige contudo uma grande abertura de banda, não estando as linhas dos circuitos telefônicos tradicionais preparadas ainda em grande parte para fazer a esta exigência, usam-se assim dispositivos que convertem os sinais digitais que representam dados de natureza digital, em sinais analógicos com largura de banda relativamente reduzida. Estes dispositivos são os modens (modulador-demodulador) que transformam sinais digitais em sinais analógicos e vice-versa.

Assim o objetivo de se estudar teleinformática é dar teoria e prática necessária para lidar com transmissão de dados, softwares operacionais (servidor cliente), placas de rede, swiches, modens, satélites, sistemas de rádio e TV, fibras ópticas, e toda essa ligação entre telecomunicação e computação.

Introdução à teleinformática

Nenhum comentário: