Cursos e Campos de Estudo em CC

domingo, 24 de agosto de 2008

Arquiteturas de Sistemas de Computação

O conjunto definido de instruções de máquina que fazem referências a detalhes como registores, modos de endereçamento e tipos de dados que caracterizam um processador e suas funcionalidades. Estudamos Arquiteturas de Sistemas para conhecer melhor as disparidades entre as arquiteturas, suas características, seus problemas, qual arquitetura usar para fazer um programa, em qual arquitetura atuará um programa desejado e como fazer isso tudo.
As arquiteturas de Sistemas diferenciam-se na quantidade de instruções, Modo de endereçamento, tipos de dados, funcionalidades. Cada processador possui uma arquitetura, definida pelo fabricante do equipamento.
Um programa não pode ser executado em outra máquina de arquitetura diferente da que foi programado para atuar, pois instruções de um processador é característica específica de cada arquitetura e os comandos funções e resultados não seriam compatíveis entre elas.

Arquitetura RISC
A sigla RISC vem da expressão em inglês (Reduced Instrution Set Computer) e significa Conjunto Computacional de Instruções Reduzidas.
Possui poucas instruções de máquina, bastante simples, executadas diretamente pelo hardware. Maioria não acessa a memória principal, trabalha principalmente com registradores, que se apresentam em grande número neste tipo de processador.
Permitem que as instruções sejam executadas rapidamente, facilitam a implementação da técnica de pipelining.

Arquitetura CISC
(Reduced Instrution Set Computer) e significa Conjunto Computacional de Instruções Reduzidas.
A sigla CISC vem da expressão em inglês (Complex Instrution Set Computer) e é traduzida como Conjunto Computacional de Instruções Complexas.
Possuem instruções que são interpretadas por micro-programas devido a sua maior complexidade. Possui um número menor de registradores e qualquer instrução pode referenciar a memória principal.
As instruções são executadas mais devagar e a implementação da técnica de pipelining3 é mais difícil.

4 comentários:

Pharol disse...

ei vei...qual e a parte q coreesponde à segurança logica de redes hein???ja procurei mas n achei!!!


flws!

STUART disse...

nosso grupo não adentrou fundo nos temas pq complicaria muito.
viu pharol..
sei q essa é a área q te interessa neh..
redes nós não falamos

Keith disse...

agradeço a todos do grupo que fizeram comentários no nosso blog...
nós procuramos facilitar,o máximo, esperamos ter ajudado,afinal ainda vamos ouvir falar bastante desses paradigmas...

STUART disse...

verdade, daqui pra frente vai ser cada vez mais constante