Cursos e Campos de Estudo em CC

domingo, 24 de agosto de 2008

Área de Hardware

Os Hardwares são dispositivos físicos que manipulam dados na forma digital, o que proporciona uma maneira confiável de representação e transmissão de dados. Estudamos Hardwares para conhecermos o funcionamento dos recursos físicos dos sistemas, suas funções, seus variados tipos de uso, controle e manutenção.
Um sistema computacional é um conjunto de circuitos eletrônicos interligados, (os Hardwares), que podem ser processadores, memórias, registradores, impressoras, discos magnéticos e etc. São agrupados em três subsistemas básicos (Unidades funcionais).São elas:
CPU (processador): o cérebro de todo sistema computacional. É a unidade lógica e aritmética de processamento.
Memórias: dispositivos removíveis ou rígidos responsáveis por armazenar temporariamente ou em definitivo os dados trabalhados pelo sistema.
Dispositivos de entrada e saída que são os meios de comunicação entre máquina e usuário, onde o mesmo entra com informações ou comandos e recebe as respostas por tais.

Conexão dos Hardwares
O computador precisa de conexões físicas que permitem seus componentes de hardware se comunicar e se relacionar entre eles. O barramento constitui um sistema comum de interconexão, composto por um conjunto de vias ou trilhas que coordenam e transportam as informações entre as partes internas e externas do computador. Uma conexão para comunicação em série é feita através de um cabo ou grupo de cabos utilizados para transferir informações entre a CPU e um dispositivo externo como o mouse e o teclado, um modem, um digitalizador (scanner) e alguns tipos de impressora. Esse tipo de conexão transfere um bit de dado de cada vez, muitas vezes de forma lenta. A vantagem da transmissão em série é que é mais eficaz a longas distâncias.

Nenhum comentário: