Cursos e Campos de Estudo em CC

domingo, 24 de agosto de 2008

Matemática Simbólica

O uso de computadores na utilização de símbolos (simbólica) de equações e expressões, em oposição à manipulação de aproximações a quantidades numéricas específicas representadas pelos símbolos.
Integração, diferenciação, substituição e simplificação de expressões, derivação e outras funções matemáticas podem ser realizadas com esses softwares. Alem de Testes de software sob o título de “execução simbólica” usado para analisar se e quando o código pode ter erros e para prever o que partes desse código iram fazer com inputs e outputs especificados nos testes.

Sistema de Álgebra Computacional

Os Softwares de matemática simbólica normalmente são chamados sistemas de álgebra computacional. Um Sistema de Álgebra Computacional1 é um programa que facilita o cálculo na matemática simbólica.
Normalmente incluem: Precisão aritmética arbitrária, Motor de manipulação simbólica, Facilidades gráficas, Subsistema de álgebra linear, Linguagem de programação de alto nível, Sistema de composição para expressões matemáticas.
(podendo ter todas ou parte dessas funcionalidades).
Começaram a aparecer no início da década de 1970 e evoluíram a partir da pesquisa para inteligência artificial. Os primeiros popularizados foram Reduce, Derive e Macsyma. Alguns desses softwares comerciais como o MuPAD ofereceu versões gratuitas para pesquisa não comercial e uso educacional com suas funções restritas. Alguns destes são desenvolvidos por estudantes e, geralmente gratuitos, focam áreas de atuação de interesse próprio de seu desenvolvedor.

Nenhum comentário: