Cursos e Campos de Estudo em CC

domingo, 24 de agosto de 2008

Arquiteturas de Computadores

São os diferentes modos como os computadores são produzidos e como são arquitetadas as interligações de seus componentes. Diz-se que são basicamente as divergências na fabricação dos computadores.
Com a crescente popularização dos computadores, surge a necessidade da interação de um equipamento com o outro, e com isso também a necessidade de se criar um padrão. Em meados de 1980, somente duas, das arquiteturas existentes até então, resistiram ao tempo e se tornaram populares. Foram: o PC (Personal Computer) em português Computador Pessoal, desenvolvido pela empresa IBM, e o Macintosh (ou apenas Mac como também é conhecido) desenvolvido pela Apple.
Como o PC da IBM se tornou na época a arquitetura dominante, o padrão adotado para os computadores que conhecemos hoje se tornou o padrão da IBM.

Arquiteturas abertas
Foi Desenvolvida inicialmente pela IBM e é a mais aceita atualmente. Consiste em permitir que outras empresas fabriquem computadores com a mesma arquitetura.
Pontos favoráveis ao usuário: Permite ao usuário maiores opções de configuração e o poder de montar seu próprio computador de acordo com necessidades e custos de cada usuário.
Pontos desfavoráveis: Os conflitos de hardware o computador funciona mais lento e com menor qualidade se comparado a computadores de arquitetura fechada.
Arquiteturas fechadas
Implica em uma empresa fabricante de certa arquitetura não permitir o uso da arquitetura por outras empresas, ou ter o controle sobre as que fabricam computadores de sua arquitetura.
Pontos favoráveis ao usuário: Os conflitos de hardware diminuem muito, faz o computador funcionar mais rápido e melhor.
Pontos desfavoráveis: O usuário fica restrito a produtos da empresa e não pode montar o seu próprio computador.

Nem um nem outro, os dois ao mesmo tempo:
Podem também existir casos como o da Apple que não pertence somente a um tipo de arquitetura, mas sim a ambas as arquiteturas, fazendo parte do mercado de compatíveis IBM, mas ao mesmo tempo sendo a única empresa que a produzir computadores que podem rodar seu sistema operacional legalmente.

Um comentário:

Unknown disse...

irado o nome do site sei la
duhasudhausd


lost 171

criativo


artigo 171
duhasudhasudhauhs