A área de “Gerenciamento software”, foi escolhida por considerar que esta é uma área que influencia e recebe influência das outras áreas da engenharia de software, sendo desta forma fundamental para atingir um bom resultado ao final do projeto.
O gerenciamento da engenharia de software pode ser definido como a aplicação de atividades de acompanhamento planejamento e controle que garantem um desenvolvimento e uma manutenção sistemática dos projetos de softwares. Essas atividades podem ocorrer em três níveis: gerenciamento organizacional, gerenciamento de projeto e controle e planejamento de programas de medição.
Outro aspecto importante do gerenciamento é atividades relacionadas com o gerenciamento de pessoas, levando em consideração equipe, clientes e responsáveis da própria organização. Estas atividades tratam de treinamento, motivação pessoal. Além disso são necessários, os planejamentos e gerenciamentos da comunicação entre essas pessoas para melhorar o entendimento de todos, fator primordial para um bom resultados finais. Este ponto desperta um interesse extremo nesta área, pois se separa um pouco das áreas técnicas da engenharia de software, trazendo o seu foco para a compreensão e ajustamento dos indivíduos envolvidos e seus relacionamentos em grupo.
Segundo o PMBOK a área de “Gerenciamento da engenharia de software” se divide em 7 sub-áreas: gerenciamento de integração do projeto, gerenciamento do tempo do projeto, gerenciamento do custo do projeto, gerenciamento da qualidade do projeto, gerenciamento dos recursos humanos do projeto e gerenciamento das comunicações do projeto. As cinco primeiras estão relacionadas com o processo de gerenciamento do projeto e as duas ultimas relacionam-se com medições de dados do projeto. O processo de gerenciamento e as quantificações métricas estão intimamente ligados e um depende do outro para que se obtenha um gerenciamento efetivo e satisfatório.
Um fator importante com relação a esta área é que, como pôde ser observada, ela possui atividades distribuídas durante todo o ciclo de vida do projeto. Isto significa que ela está ligada a praticamente todas as atividades que acontecem durante o projeto e, caso as atividades do gerenciamento estejam comprometidas, as atividades de qualquer fase do ciclo de vida podem ser afetadas reduzindo a qualidade de seus resultados finais.
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