Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
O conjunto de palavras (tokens), compostos de acordo com essas regras, constituem o código fonte de um software. Esse código fonte é depois traduzido para código de máquina, que é executado pelo processador.
Uma das principais metas das linguagens de programação é permitir que programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código de máquina). Assim, linguagens de programação são projetadas para adotar uma sintaxe de nível mais alto, que pode ser mais facilmente entendida por programadores humanos. Linguagens de programação são ferramentas importantes para que programadores e engenheiros de software possam escrever programas mais organizados e com maior rapidez.
Linguagens de programação também tornam os programas menos dependentes de computadores ou ambientes computacionais específicos (propriedade chamada de portabilidade). Isto acontece porque programas escritos em linguagens de programação são traduzidos para o código de máquina do computador no qual será executado em vez de ser diretamente executado. Uma meta ambiciosa do Fortran, uma das primeiras linguagens de programação, era esta independência da máquina onde seria executada.
História
A primeira linguagem de programação para computadores foi provavelmente Plankalkül, criada por Konrad Zuse na Alemanha Nazista, mas que teve pouco ou nenhum impacto no futuro das linguagens de programação.
A primeira linguagem de programação de alto nível amplamente usada foi Fortran, criada em 1954.
Em 1957 foi criada [B-0], que daria origem a Flow-Matic (1958), antecessor imediato de COBOL, de 1959. Lisp e ALGOL foram criadas em 1958.
Classificação
As linguagens de programação podem ser classificadas e sub-classificadas de várias formas.
Classificação da ACM
A ACM mantém um sistema de classificação com os seguintes sub-itens:
- Linguagens aplicativas, ou de aplicação
- Linguagens concorrentes, distribuídas e paralelas
- Linguagens de fluxo de dados
- Linguagens de projeto
- Linguagens estensíveis
- Linguagens de montagem e de macro
- Linguagens de microprogramação
- Linguagens não determinísticas
- Linguagens não procedurais
- Linguagens orientadas a objeto
- Linguagens de aplicação especializada
- Linguagens de altíssimo nível
Quanto ao paradigma
Diferentes linguagens de programação podem ser agrupadas segundo o paradigma que seguem para abordar a sua sintaxe:
- Linguagem funcional
- Programação estruturada
- Linguagem orientada a objetos
- Linguagem natural
- Programação lógica
Quanto a estrutura de tipos
Quanto ao grau de abstração
- Linguagem de programação de baixo nível, próximas a máquina, como Assembly
- Linguagem de programação de alto nível, no nível da especificação de algoritmos, como Pascal e Fortran
- Linguagem de programação de muito alto nível, no nível da especificação declarativa, como SQL
Quanto à geração
- Primeira geração, as linguagens de baixo nível (Assembly)
- Segunda geração, as primeiras linguagens (Fortran, ALGOL,...)
- Terceira geração, as procedurais e estruturadas (Pascal, C).
- Quarta geração, linguagens que geram programas em outras linguagens, linguagens de consulta (SQL).
- Quinta geração, linguagens lógicas (Prolog).
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