Cursos e Campos de Estudo em CC

terça-feira, 13 de maio de 2008

Quais as diferenças entre Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação?

Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas da Informação. Esses são os cursos de graduação mais comuns nas universidades e faculdades que oferecem cursos de computação. No entanto, não é raro encontrar interessados pela área que não sabem exatamente qual curso fazer, justamente por não conhecer as diferenças entre eles. O objetivo é mostrar um breve resumo sobre o que cada curso citado acima oferece.

Ciência da Computação

Também chamado de "ciências da computação" por algumas instituições de ensino, esse é um curso que aborda de maneira aprofundada os conceitos e teorias da computação, dando uma sólida formação em áreas como estruturas de informação, algoritmos, linguagens de programação, desenvolvimento e análise de sistemas, entre outras. É uma área que trabalha essencialmente com software e que tem um forte embasamento em fundamentos matemáticos e em cálculo. O estudante de Ciência da Computação é preparado para resolver problemas reais, aplicando soluções que envolvam computação, independente de qual seja o ambiente (comercial, industrial ou científico). Quem se forma nesta área, tem uma variedade grande de carreiras profissionais a seguir, uma vez que a computação é aplicada em diversas áreas do conhecimento.

Engenharia da Computação

Esse curso tem muitas semelhanças com o curso de Ciência da Computação, tendo, inclusive, disciplinas em comum. Alguns países chegam a não fazer distinção desse curso com a Ciência da Computação. No entanto, nos países que a fazem, a Engenharia da Computação é diferenciada por se destacar no projeto, desenvolvimento e implementação de equipamentos e dispositivos computacionais. Grossamente falando, é uma área que trabalha mais com hardware, o que a torna, até certo ponto, também semelhante a cursos como engenharia elétrica. Quem se forma neste curso, torná-se apto a projetar e a implementar sistemas de hardware e software em equipamentos, aplicações industriais, redes de comunicação, entre outros.

Sistemas da Informação

Esse curso é focado no planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação e automação. Além disso, o estudante de Sistemas da Informação recebe preparo para atuar no desenvolvimento e suporte de softwares. Também são aplicados conhecimentos de administração, negócios e relações humanas. O profissional desta área é mais focado em aplicar recursos de informática na solução de problemas das empresas do que desenvolvê-las.

Um comentário:

Spektroos disse...

Achei muito interessante seu post, na minha pesquisa foi o que mais me tirou a duvida da diferença, muito bom mesmo.

Meu blog spektroos.tk