Cursos e Campos de Estudo em CC

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Teoria da Computação



A área de TC (Teoria da Computação) procura fornecer fundamentos matemáticos rigorosos para as diversas áreas da computação.
TC é básica e de fundamental importância para a CC, pois proporciona uma adequada base teórica necessária para um amplo entendimento da ciência envolvida na computação.
A TC introduz conceitos fundamentais que são desenvolvidos em outras áreas. A abordagem de reconhecimento de linguagens é a base de todo o estudo das Linguagens Formais, Semântica Formal, Compiladores, e todo o conjunto de disciplinas que tratam de Linguagens de progamação. Ao introduzir processamento de funções lança a base para o desenvolvimento de algoritmos eficientes, não só na resolução dos problemas, mas também no estudo da otmização de algoritmos (programas).
A complexidade estrutural diz respeito à estrutura de controle adotada e à otmização em termos do número de instruçôes e da eliminação de instruções desnecessárias.
A Complexidade Computacional diz respeito à quantidade de trabalho na resolução do problema pelo algoritmo (tempo). Também se pode considerar a quantidade de memória necessária (espaço), e no caso de processamento paralelo e distribuido, o número de processadores necessários.
Contribuições da Teoria da Computação

No campo cognitivo ( relativo ao conhecimento), TC proporciona mais um estágio na formação do raciocínio lógico, com destaque ao pensamento indutivo ou recursivo. No desenvolvimento de demonstrações e de suas técnicas, não só provas formais, mas também informais. E ainda contribui no desenvolvimento da capacidade de abstração-> princípio da redução de problemas.
Veja neste link da UNICAMP o procedimento para a obtenção do certificado em Teoria da computação.

Links:
Teoria da Computação

Nenhum comentário: