Cursos e Campos de Estudo em CC

sábado, 31 de maio de 2008

Linguagens Formais e Autômatos


A teoria das Linguagens formais e dos autômatos é entendido como o estudo dos modelos matemáticos que possibilitam a especificação e o reconhecimento de linguagens (suas classificações, estruturas, propriedades, características e inter-relacionamento).
A Teoria das Linguagens Formais foi desenvolvida na década de 1950, com o objetivo inicial de desenvolver teorias relacionadas com as linguagens natural, logo foi verificado que era importante no estudo de linguagens artificiais, em especial, para as linguagens originarias da computação e informática, desde então desenvolveu significadamente. As aplicações mais recentes dela são em animações, hipertextos e hipermídias e em linguagens não -lineares (planares, espaciais, n-dimensionais).
As linguagens formais, são mecanismos para representação e especificação de linguagens baseado na Teoria da Computação. As representações podem ser feitas por reconhecedores e geradores. Os reconhecedores são dispositivos formais que servem para verificar se uma sentença pertence ou não à determinada linguagem, são os autômatos (ex.: autômatos finitos, autômatos de pilha e Máquina de Turing). Os geradores são dispositivos formais que permitem a geração sistemática de todas as sentenças de uma linguagem. Os principais geradores disponíveis são as gramáticas, onde se destaca a gramática de Ghomsky.
Então, linguagens formais podem ser representadas de maneira finita e precisa atravéis de sistemas com sustentação matemática.
A importância desse estudo na Ciência da Computação é duplo: pois necessita de uma visão geral dos Fundamentos Teóricos da Computação, como a decibilidade, computabilidade, complexidade computacional por exemplo, como fundamenta diversas aplicações computacionais, como processamento de linguagens, reconhecimento de padrões e modelagem de sistemas. Existindo uma capacidade de correlacionar aspectos teóricos e práticos da computação.
Objetivo

Capacitar para a aplicação sistematizada e formalizada de conceitos e resultados relativos às linguagens, gramáticas, autômatos e reconhecedores.

links:
wikipédia
Linguagens Formais e Autômatos


Um comentário:

Maicon Cardoso disse...

Construa uma GLC G tal que L(G) seja o conjunto de expressões aritméticas válidas. Os terminais são identificadores (id), parênteses (“(” e “)”), e os operadores +, *, e - unário.


tenho este exercicio para fazer mas n sei como começar !! pode me ajudar?

Obrigado!