Cursos e Campos de Estudo em CC

domingo, 25 de maio de 2008

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação( em inglês, Information System), é o termo para descrever um sistema automatizado (que pode ser denominado também como Sistema de Informação Computadorizado), ou mesmo manual, que estende a pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário.
O termo SI(Sitemas de Informação) também é utilizado para descrever a área de conhecimento encarregada do estudo de Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e suas relações com as organizações. Neste contexto, SI é comumente classificada como uma Ciência Social Aplicada, ao contrário de CC, considerada uma Ciência Exata.
A área de conhecimento SI é considerada pelos pesquisadores como uma área multi ou trans-disciplinar, devido às inter-relações com outras áreas de conhecimento, tais como Ciência da Computação, Administração, Gestão da Informação, Economia, Sociologia, Direito, Engenharia de Produção, Ciência da Informação, entre outras.
A expressão SI refere-se também ao curso de graduação, cujo o foco deste é o desenvolvimento e aplicação de Sistemas de Informação Computadorizados nas organizações. O conteúdo do curso abrange aspectos técnicos, gerencias e sociológicos, abrangendo em forma geral os conteúdos relevantes estudados na área de conhecimento Sistemas de Informação.
Podemos ter a classificação dos Sistemas de Informação baseados em TI de acordo com o tipo de informação processada:
  • Sistemas de Informação Operacional: tratam das transações rotineiras da organização; Comumenente encontrados em todas as empresas automatizadas.
  • Sistemas de Informação Gerencial: agrupam e sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos gestores da organização;
  • Sistemas de Informação Estratégicos: integram e sintetizam dados de fontes internas e externas à organização, utilizando ferramentas de análise e comparação complexas, simulação e outras facilidades para a tomada de decisão da cúpula estratégica da organização.
Veja aqui neste link uma coluna muito interesante sobre a importância dos Sistemas de Informação.

Fonte: Sistemas de Informação



3 comentários:

Anônimo disse...

Meu antigo grupo =(
O blog já tá ficando cheio de informações hein =).
Que bom ver que "todos" os componentes do grupo estão participando agora =)

Show...

Tudo sobre Hardware ?
fc-upgrade.blogspot.com

STUART disse...

legal que tenha passado pra visitar o nosso blog.
vlw

aquarits disse...

Muito boom o material, estou estudando SIG agora e aqui estou encontrando muita informação para meus estudos. Add vc a minha lista de links no blog.